Estar perto do que é preciso a pouco passos ou pedaladas.

02 de Abril de 2021

por Domus Urbanismo

em Conteúdo

Metrópoles como Barcelona, Melbourne e Paris querem seus habitantes resolvendo tudo a até 15 minutos de casa.

Já imaginou que sonho seria poder se locomover pela cidade para fazer qualquer tarefa em um período de tempo de até 15 minutos? Pois esse conceito de mobilidade existe e é chamado de Cidades 15 minutos. Com a pandemia de Covid-19, ele passou a ganhar mais atenção em alguns lugares do mundo.

Também chamadas de ‘Smart Cities‘, esses seriam lugares onde se é possível viver, comprar, dispor de serviços, estudar, trabalhar e ter lazer a uma distância de 15 minutos a pé ou de bicicleta a partir da própria residência.

A melhor mobilidade é mais reduzida, opcional, descarbonizada, feita a pé ou de bicicleta. Para isso é preciso que as pessoas tenham ao seu alcance as funções essenciais: habitação, trabalho, aquisição de bens, saúde, educação e distração

Aqui esta tendência já é uma realidade! 

Para atender estas necessidades, as Casas-Conceito no Prado Bairro-Cidade contarão com um bairro multiuso projetado para receber banco, supermercado, hotel, escola bilíngue e shopping center, além de prédios para consultórios, escritórios e apartamentos.

A apenas 20 min de Porto Alegre (Freeway Km 68) e com acesso fácil, rápido e seguro. 

As Cidades 15 minutos trazem, sem dúvida nenhuma, qualidade de vida. A diminuição das emissões de carbono, o aumento da convivência entre vizinhos, o ganho de tempo de deslocamento de um pai ou de uma mãe são alguns dos benefícios que podemos obter adotando esse sistema. E fatores como a chegada (para ficar) do trabalho remoto confirmam que esta maneira de gerenciar a mobilidade vem para ficar.