A SEMANA DE DESIGN DE MILÃO EM PROL DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A semana de design de Milão deste ano levou o evento anual de volta ao topo do calendário de design e apresentou ao público tendências, instalações impactantes e lançamentos sustentáveis.

Devido à última onda do Covid-19, a semana de design de Milão foi transferida de seu horário habitual de abril. Em vez disso, ocorreu de 7 a 12 de junho, quando as temperaturas atingiram regularmente 35 graus.

Milão se restabeleceu como centro do design e esta edição e foi marcada por um clima de celebração e reencontro, afinal, passaram-se dois anos sem que o evento pudesse acontecer de sua forma tradicional ou contar com visitantes de todas as partes do mundo.

E a felicidade do reencontro trouxe consigo o prefixo que ressoou durante toda a Semana de Design: o “re”, de reconectar, reeditar, relançar, repensar. O tempo todo os visitantes foram apresentados a peças de mobiliário e decoração e a instalações que exaltavam designs já conhecidos, apresentados com novas cores ou extensões de linha, e evocavam a questão da sustentabilidade, tema que precisa ser enfrentada pelo mercado de design, e, também, por cada um de nós, para que outros reencontros sejam possíveis no futuro.

Não à toa o Salão do Móvel dedicou uma área considerável do pavilhão 15 à instalação “Design com Natureza”, assinada em conjunto com o arquiteto Mario Cucinella. Partindo dos conceitos da economia circular e da reutilização, ela discutia como as cidades são as possíveis maiores reservas de matérias-primas do futuro, a partir da exposição de novos materiais, sem deixar de alertar para o impacto das nossas escolhas de consumo para o meio ambiente.

Na Interni, uma das principais mostras do FuoriSalone — evento paralelo de igual importância na Semana de Design –, a exibição levou para o pátio da Università degli Studi di Milano a “Interni Design Re-generation”, exibindo 41 expositores, entre os quais estavam gigantes do design e da arquitetura mundiais como Piero Lissoni, Missoni e Elena Salmistraro.

E como não poderia deixar de ser, o tema também permeou os lançamentos apresentados pelas tradicionais e celebradas indústrias do setor. Uma das principais delas, conhecida por suas peças em plástico, a Kartel trouxe um estande que era uma espécie de manifesto. Em tons de branco e “escondendo” suas criações, que só eram reveladas a quem se mostrasse interessado em conhecer seu interior, ele apresentava inovações em materiais que resultaram em produtos mais sustentáveis, como a cadeira Re-Chair, desenvolvida em parceria com a Illy e produzida com resíduos de cápsulas de café não utilizadas na fábrica da marca.

Uma das collabs mais interessantes lançada em Milão foi a da designer italiana Paola Lenti com o Estúdio Campana, dos brasileiros Humberto e Fernando Campana. Juntos, o trio revelou a coleção Metamorfosi, cujo objetivo é sensibilizar para o futuro das produções sustentáveis e ressaltar a beleza dos materiais reutilizados.

Composta por uma série de estofados criados a partir de tecidos remanescentes das fábricas da própria Paola, a linha ainda valoriza a economia circular ao contratar o trabalho de homens e mulheres sob risco de exclusão social para a produção das peças.

Com tamanho foco dedicado ao tema, pode se dizer que a sustentabilidade é uma das tendências apresentadas na Semana de Milão.

As cores

Nesta edição do evento elas apareceram vibrantes, em tons de rosa, azul, amarelo, verde e magenta, predominantemente, tanto em estofados como revestindo toda a cozinha, o que coloriu os pavilhões da EuroCucina.

Em outros lançamentos, elas ganharam ainda mais destaque ao receberem acabamentos metálicos. O que contribuiu para potencializar o apelo estético ao trazer um toque sofisticado às peças.

As referências à natureza também estiveram presentes. Na exposição da Moooi, uma das mais procuradas durante toda a semana, o designer Marcel Wanders explorou da fauna à flora em papéis de parede com toque aveludado que estampavam tigres, cobras e outras espécies e em móveis que pareciam flores desabrochadas, caso da poltrona Hortênsia, dos argentinos Andrés Reisinger e Júlia Esqué.

O apelo multifuncional das peças também não é novidade, mas ganhou toques criativos nas mãos dos designers e arquitetos que estão entre as estrelas do setor.

E a próxima edição já está marcada e vai acontecer em menos de um ano. De 18 a 23 de abril do próximo ano, a Rho Fiera irá se abrir novamente ao Salone del Mobile e, nós, ao universo de inspirações que ele traz para tornar nossas casas melhores e mais felizes.

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